Marrocos

Venha descobrir Marrocos

O Reino dos sentidos, a mística do deserto, as tradições milenares, as paisagens únicas, os lugares lendários, paraísos perdidos, as gentes calorosas... Deixe-se apaixonar connosco!

Marrocos

Recomendar este siteRecomendar este site
Imprimir esta páginaImprimir esta página

Marrocos, uma terra de contrastes. Vibrante, sedutora e excitante, é um país onde o deserto imerge em verdes oásis, onde o mar se funde no céu azul, onde o Atlas nos eleva aos pontos mais altos.

Um país de sensações, talvez, por isso, considerado o país mais exótico do Norte de África. Marrocos impele-nos à descoberta. Das suas cidades Imperiais, aos labirínticos souks, das montanhas do Grande Atlas ao deserto do Sahara… uma terra de contrastes, onde a cultura islâmica e europeia se misturam de forma subtil num encontro de experiências.

O islamismo é a religião predominante em Marrocos. Com mesquitas espalhadas por todo o país, habituamo-nos a ouvir o “chamamento” para reza, cinco vezes ao dia. E é com o islamismo na sua união, que a população divide o país entre árabes e berberes.

Marrocos está localizado no extremo noroeste de África. Encontra-se limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (onde faz fronteira com Espanha); por Ceuta, pelo mar Mediterrâneo e por Melilha; a leste e a sul pela Argélia; a sul pela Mauritânia; e a oeste pelo Oceano Atlântico. A capital  política do país é Rabat e Casablanca assume-se como a capital económica do reinado.

 

Alguns dados de interesse:

. Capital

Rabat

 

. Idioma

Árabe (língua oficial)

Berbere (em especial no Sul e nas montanhas)

Francês (como segunda língua oficial)

Espanhol (em especial, no norte junto à fronteira com Espanha)


. População       

33.757.175 habitantes (estimada em 2007)


. Moeda

Dirham (MAD)

Câmbio - Euro, dólar, libra

 

. Clima

Mediterrânico (a norte) e desértico (a sul)


. Site do Governo do Reino de Marrocos   

www.maroc.ma

 

. Site da embaixada Portuguesa em Marrocos

Tel - 00212 (0)537 75 64 46 /7 /9 /50

www.ambportugal.ma

Em Marrocos
 

Aluguer de carros, 4x4, mini-bus

Em Marrocos é possível efectuar o aluguer de carros, 4x4 ou mini-bus, quer com antecedência através das principais empresas internacionais de aluguer ou quando já no país.

Actualmente, existem um serie de empresas marroquinas de aluguer de carros com um serviço fiável e muitas vezes mais económico do que as internacionais.

Se precisar de mais informações, por favor, contacte-nos

 

Viajar de transportes públicos em Marrocos

Marrocos não dispõe de uma grande variedade de rede de transportes, mas é possível viajar por todo o país de transportes públicos.

O principal meio que liga todo o país é a rede de expressos. Existem dois grandes operadores, a CTM e a Supratours, que asseguram a viagem entre a maioria das cidades marroquinas. É uma forma segura, cómoda e acessível de viajar.

A rede de comboios cobre, essencialmente, o norte e a costa marroquina. As cidades que têm ligação de comboio são: Tanger, Meknes, Fez, Oujda, Casablanca, Rabat e Marrakech.

Dentro das cidades pode deslocar-se de “petit táxi” ou de “grand táxi”. Antes de entrar no táxi verifique se tem taxímetro, se não, o melhor será regatear o valor antecipadamente.

 

Álcool 

O consumo de álcool não está legalmente proibido em Marrocos e é, inclusive, possível entrar no país com duas garrafas de álcool de 75cl (uma de vinho e outra de bebidas espirituosas) por pessoa. No entanto, a religião muçulmana proíbe o consumo de álcool. Por isso, é bastante difícil encontrar qualquer tipo de álcool à venda na maioria dos hóteis, Riads, restaurantes ou cafés.

Se gostar de saborear um bom vinho à refeição ou de beber uma cerveja ao final da tarde, o melhor é passar num hipermercado, como Marjane ou Acima, e adquirir todo o álcool que pensa querer degustar durante a sua estadia a Marrocos.

E como a maioria da oferta hoteleira não dispõe de venda de álcool, não se incomodam quando os clientes trazem a sua  própria garrafa para saborear durante a refeição.

 

Idioma

O idioma oficial em Marrocos é o árabe e a segunda língua o francês, mas a maioria da população também fala o berbere.

No entanto, o espanhol e o inglês são também entendidos na maior do País.

Sendo um país que recebe um grande número de turistas todos os anos, há sempre um grande esforço para nos compreender e ajudar, seja em que idioma for!

 
Como chegar a Marrocos de Portugal
 

De avião

De Portugal para Marrocos pode-se viajar com a Tap ou a Royal Air Maroc. Actualmente, a Tap assegura a ligação entre Lisboa – Porto – Faro para Casablanca e MarrakechPara Casablanca existem cerca de três voos diários, enquanto para Marrakech cerca de três voos semanais.

A Royal Air Maroc, que oferece um serviço muito similar ao da Tap, tem voos regulares de Lisboa para Casablanca e Marrakech. A questão dos voos para Marrakech, e ao contrário da Tap, não são directos, fazem sempre escala em Casablanca.

A Ryanair iniciou, recentemente, a ligação Porto-Marrakech com preços muito competitivos.

Existe também a possibilidade de voar com outras companhias aéreas low-cost, com escala em Madrid. Do Porto ou de Faro para Madrid, a Ryanair oferece por norma os valores mais competitivos. Se viajar a partir de Lisboa a EasyJet é uma boa opção para voar até MadridA partir de Madrid tem vários destinos à sua disposição para Marrocos: Casablanca,Tânger, Marrakech, Agadir ou Fez.

 

De carro

É perfeitamente possível de viajar de carro ou de 4x4, de Portugal para Marrocos. A travessia de barco pode ser feita entre Algeciras e Ceuta (ainda em posse espanhola) ou entre Tarifa e Tânger. Na minha opinião, esta última é mais “confortável”.

Pode consultar os horários e adquirir bilhetes através da companhia FRS, em www.frs.es. Por norma, se adquirir bilhete de ida e volta obterá um desconto de 10% sobre o valor total. Um desconto simpático, já que os bilhetes para passageiros e veículo não são os mais acessíveis.

Se viajar de carro lembre-se que o veículo tem de estar em seu nome ou terá de ter um documento autenticado que lhe permita entrar em Marrocos com um carro de terceiros. Por norma, também tem de ser pedida uma extensão do seguro, já que normalmente os seguros só cobrem países europeus.

O preço do gasóleo em Marrocos ronda os 0,70 cêntimos por litro e a gasolina cerca de 1 euro.

Se necessitar de mais informaçãoes, por favor contacte-nos.

 
Como chegar a Marrocos do Brasil
 

De avião

Do Brasil para Marrocos pode voar directamente com a companhia portuguesa Tap, de qualquer uma das cidades brasileira para Lisboa onde a TAP já opera, e na capital portuguesa fazer escala para Casablanca ou Marrakech. Só terá de ter atenção aos voos para Marrakech porque ainda não são diários, ao contrário de Casablanca para onde já voa todos os dias.

É possível efectuar directamente a reserva do seu bilhete de avião Brasil-Marrocos, no site FlyTAP. Pode optar por passar uns dias na Europa, antes das suas férias em Marrocos, pode voar para Madrid, Barcelona ou Porto, e em qualquer uma destas cidades voar para MarrocosVoe do Brasil para Portugal e Espanha com a Tap e a Air Europa.

A EasyJet voa de Madrid para Casablanca,Tânger ou MarrakechCom a Ryanair pode voar de Madrid para Tânger, Marrakech  ou FezA Ryanair voa também de Portugal para Marrocos, com saída na cidade do Porto para MarrakechA Vuelling voa de Barcelona para MarrakechSe optar por um destes voo low-cost, pode aproveitar para aterrar numa cidade marroquina e sair noutra. Assim, poderá experienciar mais de Marrocos, em menos tempo.

A KLM também opera do Brasil para Marrocos, com escala de um dia em Roma, Paris e Amesterdão.

 

Documentação

Para viajar para Marrocos é necessário ter passaporte válido no mínimo por seis meses. O prazo máximo de permanência em Marrocos como turista é de 90 dias. Não é necessário nenhum visto para turistas portugueses e brasileiros entrarem em território marroquino.

 

Saúde

Não é necessária nenhuma vacina ou cuidados médicos especiais quando se viaja para Marrocos. É, no entanto, aconselhável que tenha as vacinas em dia, sobretudo a do Tetáno. Recomenda-se a ingestão de água engarrafada em Marrocos. Aconselhamos também a levar uma pequena bolsa de primeiros socorros, com alguns medicamentos para os problemas de saúde mais comuns como dores de barriga ou de cabeça, diarreia...

Se viajar para a praia e para o deserto não se esqueça de trazer um bom protector solar.

 

Horário

Marrocos rege-se pelo horário de Greenwich. O mesmo horário que em Portugal.

 

 

Deixe-se apaixonar com a amo.te.marrocos